O Prêmio de Inovação Global da Turnitin de 2018 homenageia alunos, educadores, pesquisadores e instituições apaixonados pela integridade acadêmica e comprometidos com o aprendizado dos alunos, por meio do uso de ferramentas da Turnitin. Foram 916 nomeações, representando 17 países na premiação desta edição. Um painel internacional de acadêmicos e finalistas de concursos anteriores escolheu os vencedores deste ano em cada uma das sete regiões globais, nas categorias “Excelência em Integridade Acadêmica” e “Aprendizado com Integridade”. Em seus quatro anos de existência, o Prêmio de Inovação Global reconheceu mais de 200 indivíduos e instituições de ensino por seus esforços e contribuições extraordinários para a educação com integridade. Parabenizamos os homenageados pela dedicação à originalidade e autenticidade de trabalhos acadêmicos em diversas disciplinas e níveis de ensino.
A vencedora geral deste ano foi Erica Flinspach, diretora sênior de Integridade e administradora da Turnitin para a Universidade da África do Sul (UNISA). A UNISA é um dos maiores sistemas de ensino superior do mundo e a maior instituição de ensino a distância do Hemisfério Sul. Reconhecida por um painel internacional de jurados por sua dedicação ao uso da Turnitin, Erica também impressionou a equipe da Turnitin com sua história. Carly Dove, gerente sênior de marketing da Turnitin de Newcastle, Inglaterra, fez o seguinte comentário: “A Erica é usuária de longa data da Turnitin e administradora de uma das maiores universidades do mundo no que se refere ao número de matriculados. Conforme a Turnitin se desenvolvia para dar suporte à integridade acadêmica, ela viu uma oportunidade e se esforçou para conquistar o cargo de diretora sênior de Integridade, de tal modo que a Turnitin e a integridade acadêmica se tornaram sinônimos nessa instituição. É o que esperaríamos da maioria das instituições!’
Com mais de 400 mil alunos, de mais de 130 países, a UNISA reúne um corpo discente diverso e geograficamente disperso. A Erica trabalha com seus colegas para estabelecer uma sólida cultura de conduta ética em larga escala, utilizando a Turnitin para criar conexões significativas entre alunos e supervisores e construir um alicerce vitalício para a integridade.
Nas palavras de Erica: "[A integridade acadêmica] é um dos valores da nossa universidade. Um aluno ou indivíduo que possa se orgulhar do trabalho realizado e se formar na universidade com trabalhos de sua autoria, tendo feito a própria pesquisa e concluído o estudo, também estará preparado para desafios que possa enfrentar no futuro".
O 2º lugar do Prêmio de Inovação Global deste ano ficou com Maribel Avila Sastre, administradora de Plataformas Acadêmicas Virtuais do Centro de Ensino a Distância da Universidade de Rosário, na Colômbia. Maribel e colegas acreditam plenamente que a integridade acadêmica é um componente essencial da educação. O Centro de Ensino a Distância promove o uso eficiente de ferramentas da Turnitin, que vai além da verificação de originalidade e feedback formativo: com a ajuda de Maribel, os instrutores trabalham para priorizar as necessidades dos alunos para a criação de uma sólida experiência global de aprendizado.
“Além dos relatórios e porcentagens, queremos que [a Turnitin] faça parte de um plano de ação (...) a ferramenta é o principal elemento, mas não é somente uma ferramenta; trata-se de um instrumento pedagógico que nos foi fornecido... A educação está mudando, evoluindo. Até mesmo quando você usa novas ferramentas e tecnologia, o importante é pensar sempre no que é melhor e positivo para os alunos”.
Abaixo você encontrará a lista de vencedores (conteúdo em inglês):
América LatinaExcellence in Academic Integrity
Vencedor: Maribel Ávila Sastre, Universidad del Rosario, Colombia
Destaque Especial: Marco Sepulveda Medina, Chamber of Deputies (Cámara de Diputados), Chile
Menção Honrosa: Paolo Cuya Chamilco, Universidad César Vallejo, Peru
Menção Honrosa: Maritza Alvarez Feliz, Colegio Saint Michael's, Dominican Republic
AsiaExcellence in Academic Integrity
Vencedor: Max Watson, Hankuk University of Foreign Studies, Korea
Menção Honrosa: Pushpamala Perera, Sri Lanka Institute of Information Technology, Sri Lanka
Menção Honrosa: Rajneesh Choubisa, Birla Institute of Technology and Science, India
Australia & Nueva ZelandaExcellence in Academic Integrity: Higher Education
Vencedor: Sarah Dowling, Trinity College, University of Melbourne, Australia
Menção Honrosa: Jason Stephens, University of Auckland, New Zealand
Menção Honrosa: Amy Emanuel, Christian Heritage College Higher Education, Australia
Excellence in Academic Integrity: Secondary Education
Vencedor: Sherna Matta, Baradene College of the Sacred Heart, New Zealand
Menção Honrosa: Susan Koefer, Torrens Valley Christian School, Australia
Menção Honrosa: Cathy Hill, St Andrew’s Cathedral School, Australia
Estados Unidos & CanadaExcellence in Academic Integrity
Vencedor: Andrea Arnold, Caldwell High School, USA
Menção Honrosa: Dr. Amel Ben Abdesslem, George Mason University, USA
Menção Honrosa: Lisa Russell, Indiana University Southeast, USA
EuropaExcellence in Academic Integrity
Vencedor: Maria del Olmo Bañuelos, Les Roches Marbella International School of Hotel Management, Spain
Menção Honrosa: Samia Hossfeld, Business and Hotel Management School, Switzerland
Menção Honrosa: Ruslan Penchev, International Business School, Bulgaria
Medio Oriente & AfricaExcellence in Academic Integrity
Vencedor: Erica Flinspach, University of South Africa, South Africa
Menção Honrosa: Dr. Smitha Sunil Kumaran Nair, Middle East College, Oman
Menção Honrosa: Prashant Bhushan Pandley, Aga Khan Academy Mombasa, Kenya
Reino Unido & IrlandaExcellence in Academic Integrity
Vencedor: Teresa Johnson, Swindon College, UK
Menção Honrosa: Graeme Kelly, Royal College of Surgeons, Ireland
Menção Honrosa: Technology Enhanced Learning Team, Barnet Southgate College, UK
Learning with IntegrityDestaque Especial: Azin Aminian, Australian National University, Australia
Destaque Especial: Karen Sheldrake, Coleg Sir Gâr, Wales, UK
Destaque Especial: Emilia Illana Mahiques, University of Iowa, US