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Aprendizagem Autêntica: O que é, e por que é importante?

Christine Lee
Christine Lee
Content Manager

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O que é aprendizagem autêntica?

Estimular os alunos autodirigidos com a compreensão profunda, e de longo prazo, dos conceitos é o objetivo principal dos professores.

A Aprendizagem Autêntica (ou aprendizagem ativa) é, de acordo com Steve Revington, “a aprendizagem da vida real. É um estilo de aprendizagem que motiva os alunos a criarem um produto/resultado tangível, útil e de qualidade para ser compartilhado com o mundo” .

Conectar o que é ensinado pelos professores com questões e problemas reais do mundo é o centro da aprendizagem autêntica. Em outras palavras, a aprendizagem autêntica exige que os alunos estejam engajados em atividades significativas e que pensem ativamente sobre o que estão aprendendo. É o oposto da sala de aula passiva, conduzida somente pelo professor, na qual os alunos memorizam e depois apenas reproduzem aquilo que viram e ouviram.

A aprendizagem autêntica torna os conceitos do curso relevantes para os alunos, de maneira que eles possam reter a informação e aplicar o conhecimento às situações do mundo real. Isso envolve a centralização do aluno e de suas ideias, enquanto é estimulado ao longo da jornada educacional, por meio de avaliações frequentes e de baixa pontuação e com feedbacks construtivos, e também com avaliações que sejam planejadas para possibilitar a relação professor-aluno.

Por que a Aprendizagem Autêntica é necessária?

Segundo Revington, “um aluno sentado na carteira, fazendo anotações e reproduzindo conteúdo curricular usa o mínimo do seu potencial. Em geral, os alunos aprendem que devem sentar quietos, responder na sua vez, seguir instruções e completar as avaliações para um professor controlador. Sem relevância, sem conexão pessoal, sem envolvimento multissensorial e sem propósito, o conteúdo baseado no currículo começa a evaporar imediatamente após a avaliação”.

Tal mimetismo, ainda que uma longa tradição pedagógica, não necessariamente prepara o aluno para um mundo pós-industrial em mudança. No Quartz article de 2018, Allison Schrager afirma: “Os donos de fábricas exigem trabalhadores dóceis, conformados que chegam no horário e façam o que seus chefes os mandam fazer. Ficar sentado o dia inteiro em uma sala de aula com um professor é um bom treinamento para isso. Os primeiros industriais foram fundamentais, então, na criação e promoção da educação universal. Agora que estamos seguindo para uma nova era pós-industrial, vale refletir sobre quanto a nossa educação evoluiu para atender ao trabalho fabril e se esse modelo ainda faz sentido”.

De acordo com pesquisa de 2013, “o cenário da educação está mudando para dar uma ênfase maior ao nível de pensamento de ordem superior, como a criatividade, o pensamento crítico e solução de problemas, pois pesquisas mostram que os educandos do presente carecem de habilidades transcendentes como aquelas de comunicação e para solução de problemas. As habilidades mais importantes que os empregadores procuram quando vão contratar alguém são trabalho em equipe, pensamento crítico, comunicação… ou pensamento inovador. Entretanto, em muitas universidades, o modelo de ensino ainda é a pedagogia convencional e os alunos tendem a aprender passivamente, principalmente quando o conteúdo é ensinado de maneira que o aluno memorize sem refletir criticamente sobre aquilo que está decorando… Há um chamado para a maior ênfase do posicionamento de aprendizagem autêntica, uma vez que ela fornece um ambiente que cultiva alunos que estariam preparados para o complexo mercado de trabalho.” (Ju, Mai, et al.).

Por que a aprendizagem autêntica é importante?

A educação, de acordo com Horace Mann, é o “grande equalizador”. Nosso mundo mudou - e é seguro dizer que um aluno preparado é aquele com a habilidade de comunicar ideias originais. “Uma característica importante da aprendizagem autêntica é que há vários resultados ou soluções possíveis para um problema, ao invés de somente uma resposta correta. Isso pode incentivar os alunos a fazerem perguntas e pensarem fora da caixa”. (Stenger, 2018).

Além disso, a Aprendizagem Autêntica nutre a motivação intrínseca, que nada mais é do que o comportamento dirigido por recompensas internas, porque a natureza do trabalho, por si só, é satisfatória. A motivação extrínseca, por outro lado, envolve o engajamento baseado em recompensas externas, ou para evitar punições. Entre os objetivos dos professores, está o desenvolvimento do amor pela aprendizagem por meio de seus próprios méritos - e a aprendizagem autêntica é fundamental para gerar essa motivação intrínseca.

No The Hechinger Report, Tara García Mathewson afirma: “Inspirar a motivação intrínseca dos alunos em aprender é a estratégia mais eficiente para atrair e manter o interesse do aluno. E é mais que isso. Os alunos aprendem melhor quando estão motivados. Eles se esforçam mais, lidam com tarefas mais desafiadoras, e acabam alcançando uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados”. Ao aprender colocando a ‘mão na massa’ para solucionar problemas, os alunos “lidam com tarefas sem um término determinado que requerem esforço contínuo; eles ganham o poder de escolher o que e como vão aprender; e acabam os projetos com algo para apresentar no portfólio de aprendizagem e com produtos concretos; estabelecem seu próprios objetivos acadêmicos; e não precisam focar mais na nota final do que no processo de aprendizagem”.


De quais maneiras os professores podem incentivar a aprendizagem autêntica?
  1. Seja um modelo para os alunos, demonstre a sua paixão por aprender. Peça aos alunos para compartilharem informações pessoais em sala de aula, ou em uma carta para o professor. Em outras palavras, dê ao aluno o senso de pertencimento.
  2. Apresente exemplos para que o aluno saiba como o material pode ser usado. Dê razões significativas para as atividades de aprendizagem.
  3. Comunique claramente as expectativas para cada tarefa. Forneça rubricas e considere cocriar as rubricas com os alunos.
  4. Forneça feedback construtivo antecipado e de forma frequente para ajudar os alunos a entenderem os próximos passos na jornada de aprendizagem. Inclua feedback positivo.
  5. Ofereça avaliações frequentes e de baixa pontuação para que os alunos possam aprender com os erros.
  6. Garanta uma avaliação justa. Evite atribuir notas em uma curva, assim os alunos sentem que têm a oportunidade de alcançar os padrões mais altos.
  7. Dê aos alunos o controle de sua aprendizagem. Ofereça a eles oportunidades para escolherem seus próprios tópicos ou listas de leitura e forneça uma variedade de formatos de avaliação para que possam controlar como vão demonstrar sua compreensão.
Conclusão

Os professores querem os melhores resultados para seus alunos, em um mundo em evolução. Se a educação é a base para uma mudança positiva, então, a pedagogia tem que modelar o mundo que queremos vivenciar. A Aprendizagem Autêntica centraliza as necessidades dos alunos e, fazendo isso, incentiva o pensamento original e as ideias originais, ao mesmo tempo em que apoia toda a jornada educacional.